Semana 1
Artigo interessante da The Register, discute o conceito de “AI model collapse”, um fenômeno em que modelos de IA acabam sendo treinados com dados sintéticos gerados por versões anteriores, o que degrada progressivamente sua qualidade e diversidade.
Em 2023, compartilhamos um artigo de Ben Thompson intitulado AI and The Big Five, que analisava o posicionamento das principais empresas de tecnologia em relação à inteligência artificial. Neste ano, Thompson revisitou o tema em mais um artigo excelente, aprofundando sua análise sobre a atuação das Big Techs no cenário atual da IA.
Artigo de James Glassman, no qual o autor apresenta uma seleção de ações comumente classificadas como “chatas” — empresas que não contam com narrativas de crescimento acelerado, mas que, ao longo do tempo, proporcionaram retornos expressivos em horizontes de longo prazo. Tais ativos, em geral, apresentam modelos de negócio estáveis, autofinanciados, com limitada cobertura por analistas e participação relevante de executivos na base acionária.
Escrito por Richard Nephew — pesquisador sênior da Universidade Columbia, ex-vice-enviado especial para o Irã durante o governo Biden e ex-integrante do Conselho de Segurança Nacional e do Departamento de Estado durante a administração Obama —, o artigo analisa os recentes ataques ao programa nuclear iraniano, examinando a possível extensão dos danos e avaliando os prováveis desdobramentos por parte do regime do Irã.
Este vídeo traz Michael Mauboussin discutindo os principais fatores para a geração de valor no longo prazo, destacando limitações dos múltiplos de valuation e a importância dos ativos intangíveis. Também aborda frameworks práticos sobre alocação de capital, vantagem competitiva sustentável e outros temas.